Qual tipo de iluminação ideal para sua casa?


    A iluminação é um ponto fundamental na composição final de sua decoração. Usando o tipo de luminária certo você irá ressaltar o estilo de decoração que escolheu. Cada ambiente requer um tipo de iluminação adequada, considerando-se funcionalidade e estética.  Ambientes de trabalho (cozinha, escritório) requerem uma iluminação mais direta enquanto ambientes de relaxamento (quarto, sala de TV) a iluminação ideal é indireta proporcionando  um espaço aconchegante e com conforto. Abaixo listamos os principais tipos de iluminação e suas características:



Lustres


    Apresentam-se como peças com dois ou mais saídas de iluminação, geralmente em maiores dimensões gerando maior incidência de luz. São indicados para ambientes amplos e de convívio social, como salas e lounges. Servem como iluminação principal, pelo seu porte imponente não é aconselhável o uso de mais de um no mesmo ambiente.

Pendentes

    Como diferencial em relação ao lustre, as luminárias pendentes são apenas um ponto de luz suspenso do teto. Além da função de focar a luz exatamente em pontos específicos de seu ambiente, devido a versatilidade de customização, integram perfeitamente a decoração de sua casa. Podem ser fabricados nos mais variados estilos e materiais, metal, vidro, madeira, cortiça, concreto… e o que sua criatividade elaborar. Vale a pena arriscar no uso de cores e formatos inusitados. Podem ser colocados em cima de bancadas e mesas auxiliares, instale com interruptores separados e você terá uma luz auxiliar confortável sempre que necessitar.

Plafom

    São instalados no teto de forma embutida ou aparente. São uma peça chave para fornecer uma luz funcional e indireta, como a fonte de luz (lâmpada) não fica visível, a propagação da luz se faz de forma harmônica e suave. Serve para praticamente todos ambientes de sua casa. Seu uso se dá mais por questões funcionais do que decorativas, o ideal é ficar o mais discreto possível e irradiar uma luz em direção ao teto.

Arandela

    Um acessório de iluminação muito prático e se bem planejado dá um plus na sua composição de luz. Um uso muito comum é no uso externo, em muros e corredores onde não há teto para sustentar um pendente. A principal função é destacar uma parede ou sinalizar um elemento ou caminho. Pode também ser utilizado na cabeceira de cama em quarto, quando não se tem muito espaço livre para apoiar uma abajur em uma mesinha por exemplo, proporciona uma luz bem agradável ao alcance das mãos para controle. 


Abajur

    Perfeito para gerar aquela luz suave no ambiente, de forma indireta e discreta. Pela sua praticidade em movimentação e instalação, são peças coringa na composição do mobiliário. Disponível com alturas variadas, permite apoiar em mesinhas, balcões ou ainda, com bases longas, apoiar no chão mesmo. Aconselhável para ambientes intimistas como salas e quartos, onde uma luz de orientação se faz necessário.

Dsg.Rafael Gauss


Comentários