Entenda o que diz no rotulo de uma lâmpada.


A cada dia há novas tecnologias no setor de iluminação, se antigamente havia somente um modelo de lâmpada, hj em há inúmeros tipos, formatos e tecnologias.

Aqui vamos falar dos nomes básicos que você encontra no rótulo de uma lâmpada. Quando um arquiteto ou decorador  lhe indicar uma lâmpada com  40W / 2700k / DIMERIZÁVEL você estará preparado para conversar sobre este modelo ou outro.

TERMOS E CONCEITOS LUMINOTÉCNICOS

WATT (W): É a unidade que mede a potência do produto. Se a lâmpada é de 40W, isto significa que ela consome 40W de energia por hora.

VOLT (V): É a unidade que mede a tensão de entrada. No Brasil as mais utilizadas são 110V e 220V. Você encontrará variações como 127V. Você também encontrara a denominação BIVOLT ou AUTOVOLT, significa que sua lâmpada ira se ajustar automaticamente a voltagem de sua casa.

ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR (IRC): Indica o tom da lâmpada, varia entre 70 a 100. Quanto mais próximo de 100 é o IRC, a luz será mais próxima da luz dos sol e ira produzir menos distorção nas cores. Sempre que precisar de alta definição de cores (como na cozinha, closet ou banheiro) opte por lâmpadas com IRC de no mínimo 80.

TEMPERATURA DE COR (K): Refere-se a tonalidade da lâmpada. Varia entre 2700K até 6500K. Isso significa que lâmpadas de 2700K apresentarão uma tonalidade amarela (mais agradável). A partir de 4000K sua tonalidade será cada vez mais branca, passando de 6000k fica uma luz indo para branco azulado. Você encontrará a denominação "BRANCO QUENTE ou BRANCO MORNO" para lâmpadas com temperatura de 2700k, ou seja uma luz mais amarelada. Para as lâmpadas com luminosidade mais "branca" você encontrara a denominação "BRANCO FRIO".

VIDA ÚTIL (h): É a durabilidade da lâmpada, por exemplo, uma lâmpada LED irá durar me média 10000 horas ligada e uma lâmpada fluorescente ficará em média 5000 horas ligada.

DIMMER: É um excelente recurso decorativo. Em linhas gerais é um aparelho simples (até parece um interruptor) que permite graduar a intensidade da luz no ambiente. Quando você for adquirir uma lâmpada, em sua embalagem constará DIMERIZAVEL ou NÃO DIMERIZAVEL. Geralmente as lâmpada incandescente são dimerizáveis e as lâmpadas LED não são dimerizáveis.


Comentários